terça-feira, 12 de novembro de 2013

As percepções dos profissionais de Educação Infantil diante de suas práticas



RESUMO



O presente trabalho tem o intuito de identificar qual a percepção dos profissionais de Educação Infantil em relação sua prática educativa, no município de Campinas. Neste contexto atuam em sala, diretamente com as crianças de zero á três anos de idade, dois profissionais como estabelecem as seguintes nomenclaturas: monitor/agentes de educação infantil e professor de educação infantil. No âmbito da Educação Infantil de Campinas, colocam-se diversas posições sobre as práticas pedagógicas, além de dois profissionais que executam as mesmas tarefas envolvendo o cuidar e o educar, mas que diante da Secretaria Municipal de Educação (SME), são entendidos, e tratados considerando suas carreiras como diferentes. A experiência profissional de 12 anos na Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas confirma os diferentes posicionamentos do profissional docente e de sua prática, o que acaba promovendo a dicotomia entre o cuidar e o educar comprovado durante o estágio na Educação Infantil. O caminho percorrido na história da Educação Infantil em Campinas ajuda a compreender quais são as perspectivas destes profissionais, nos quais alguns equívocos podem ser constatados a partir de suas concepções e práticas. Esta pesquisa pretende abordar as possíveis problemáticas existentes no âmbito da Educação Infantil de Campinas. O caminho de uma abordagem qualitativa questiona os sujeitos diante da problemática. Neste sentido, questionando os sujeitos desta pesquisa, possibilitará o entendimento sobre a ótica da percepção do educador, o que envolve a sua prática pedagógica e a compreensão sobre o binômio do cuidar e do educar.





PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, percepção do profissional, prática educativa, cuidar-educar.

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